20/05/2013

JOVENS PARTICIPARAM EM MESA REDONDA ORGANIZADA PELA USAID



Dentro da sua estratégia de reforço das capacidades de jovens lideres Africanos, com realce, jovens angolano, a USAID através do programa YALI, sigla inglesa, a Iniciativa Presidencial para Jovens Lideres Africanos, no dia 16 do corrente mês, trouxe à discussão em uma mesa-redonda temas como: Participação Comunitária de cada um, Educação e Cultura, e Eleições Autárquicas”. Questionando os jovens lideres Angolanos: Como podem influenciar o futuro das sociedades onde estão inseridos?


A mesa era tripartida, o activista Luís Jimbo; os empresários Claúdio Paulo Silva e Marcos de Almeida e a plateia diversificada, desde estudantes, activistas, jornalistas, jovens de empresas estatais e privadas entre muitos.


A dissertação da mesa passou por dar os testemunhos de vida, aquelas que são as suas aspirações, Sonhos, desafios, dificuldades enfrentadas para conseguirem, a sua maneira influenciar o meio que os rodeias. Luiz Jimbo na sua dissertação caracterizou o SONHO=EU e VISÃO=NÓS justamente para diferenciar os nossos objectivos pessoas dos objectivos com as comunidades com os quais trabalhamos. 


O Empresário Cláudio Paulo da Silva, pela longa vivência no exterior considerou Angola um país extremamente virgem nos mais diversos sectores do empresariado que na sua opinião devia ser explorado ao máximo. Apresentou o seu projecto de Purificação de água para as comunidades afectadas pela falta do precioso líquido. 


Já o empresário Marcos caracterizou a sociedade angolana como egoísta, individualista, que perdeu os valores de solidariedade. Tal afirmação mereceu contestação por parte dos presentes (participantes) que defendiam apesar de as coisas estarem a seguir por este caminho é prematuro fazer tal afirmação.


Marcos ainda pecou segundo opinião dos presentes em considerar as MANIFESTAÇÕES DE POLITIQUECES, que levantou objecções, assegurando ser um direito salvaguardo por Lei. 


Houve ainda quem ousou dizer que os activistas são jovens sociais e os empreendedores são jovens económicos; houve também quem apelou pelo meio-termo, logo um pouco de cada, justamente pelo elevar a importância e reconhecimento do trabalho que cada um desempenha na sua área de intervenção. Cada um fazendo a sua parte, juntos contribuímos para mudança.


A OMUNGA fez-se representar pela Isabel Bueio, coordenadora de vários projectos de advocacia, nesta associação e que neste momento lidera uma pesquisa sobre as condições de habitabilidade e impactos nas crianças em idade escolar, dos processos de demolições e desalojamentos. A pesquisa é apoiada Christian Aid, OSISA e World Learning.

Sem comentários: