27/11/2009

"POR UMA ACTUAÇÃO CIDADÃ" JÁ ARRANCOU

Arrancou ontem o segundo workhop que fecha o primeiro ciclo de refrescamento em Direitos Humanos dirigido a agentes da Polícia Nacional na província de Benguela. Esta iniciativa da OMUNGA, conta com a parceria do Comando Provincial da Polícia de Benguela, Procuradoria-geral da República, Comando Provincial da Polícia de Luanda e a AJPD.

Com a duração prevista de 2 dias, participam mais de 60 agentes, e é uma acção enquadrada no projecto "JUVENTUDE E CIDADANIA" financiado pela Comissão Europeia.

Atendendo à importância do assunto, transcrevemos a baixo, o discurso de abertura proferido pelo Superintendente-chefe, António João, em representação do Comandante Provincial da Polícia de Benguela.

Exmos.

Estimados

Minhas senhoras e meus senhores

Mais uma vez nos encontramos neste local com o objectivo de respondermos ao convite dirigido a Sua Ex.ª Comandante provincial da polícia de Benguela a quem representamos nesta sessão que marca o início da 2.ª fase do workshop sobre Direitos Humanos cujo o tema “POR UMA ACTUAÇÃO MAIS CIDADÔ, promovido pela OMUNGA em conexão com a AJPD (Associação Justiça, Paz e Democracia), PGR e o Comando Provincial da Polícia de Benguela.

Já dizíamos no início da primeira fase de que os temas programados ressaltavam um elevado sentido e profundeza de sua natureza, por serem bastante sugestivos e actuais, visto que engendravam informações de situações que precisam da participação das comunidades. E isto só será possível com a vossa total entrega.

Estou certo que nesta fase, cujo objectivo é consolidação dos temas já estudados pelos efectivos da Polícia Nacional, devidamente seleccionados, mais uma vez vão dar o melhor de si na apresentação dos problemas inerentes nas suas áreas de acções respectivas.

Minhas senhoras e meus senhores.

Como sabeis, após a adopção da Declaração dos Direitos Humanos em 10 de Dezembro de 1948 e a observância das normas constantes neste instrumento jurídico internacional, passou a ser actualmente, preocupações de todos os países do mundo, em que Angola não é excepção, isto é tomando em conta as mudanças político-sociais, culturais e não só que se operam no mundo inteiro. Aliás a realização do CAN/2010, no nosso país, é já um motivo mais que suficiente para que se intensifique a aplicação corrente da lei em todo o território da nossa província com maior destaque para as unidades policiais que estão em contacto permanente com a população no asseguramento deste grande evento.

Em suma, esta acção formativa promovida pela OMUNGA, vem apenas reforçar aquilo que são os objectivos gerais da Polícia Nacional no âmbito da modernização e desenvolvimento que é, entre outros:

· * Exercer maior profissionalismo na actuação dos oficiais, subchefes e agentes;

· * Garantir maior sentimento de segurança às populações;

· * Melhorar a imagem da Polícia Nacional, através da melhoria de atendimento dos piquetes e não só.

Ao terminar, gostaria pedir aos nossos prelectores que se sintam na cidade das Acácias como se em vossas casas estivessem, para o êxito deste seminário que declaro aberto.

Muito obrigado








Sem comentários: