De 17 a 19 de Novembro esteve em exposição VAMOS VOTAR - A Construção da Democracia em Fotos. Uma colecção de fotografias em tela, da autoria da OMUNGA com o apoio da MINIBUS MEDIA e financiamento da Christian Aid, PAANE, Comissão Europeia e Goethe Institut.
São fotografias feitas pela equipa da OMUNGA durante o processo das eleições legislativas de 2008, em diferentes pontos da província de Benguela, desde a campanha de educação cívica eleitoral até ao próprio dia das eleições. A exposição é acompanhada por um pequeno livreto com todas as fotografias expostas.
A OMUNGA esteve envolvida em todo este processo desde a produção de um documentário educativo sobre as eleições legislativas, passando por um programa de educação eleitoral em parceria com a CNE e a Rede Eleitoral de Benguela até à observação e cobertura jornalística.
A referida exposição será apresentada na primeira semana de Dezembro na cidade do Huambo. Pretende-se ainda que a mesma seja apresentada em Luanda e Lobito ainda antes do final do ano.
"Fazer o
retrato visual das segundas eleições legislativas angolanas, ocorridas a 5 de Setembro de 2008. Esse é o objectivo das imagens que você encontra aqui, na exposição “Vamos Votar – A construção da democracia angolana em fotos”. Mais do que um registo histórico, as fotos pretendem demonstrar o ambiente em que as eleições ocorreram. É um registo de esperança na democracia e no desenvolvimento em prol de todos os angolanos.
Munidos de câmeras fotográficas e de muita determinação, a equipa da Associação Omunga saiu às ruas da província de Benguela naquele 5 de Setembro. O olhar revelado aqui é de jovens que outrora foram treinados em jornalismo participativo.
Mas, mais do que isso: é o olhar de cidadãos angolanos, defensores de direitos humanos, cheios de sonhos para a (re)construção de seu país.
Das senhoras que esperam pacientemente na fila em frente à assembleia de voto aos jovens que trabalharam durante as eleições. Das atividades de educação cívica ao boletim do voto. O objectivo aqui é trazer um retrato fiel à realidade e motivar a discussão do processo democrático em Angola.
É com base na análise do passado que nós, angolanos, podemos construir nosso futuro. Vamos votar sempre!"
Sem comentários:
Enviar um comentário