Tolerância quer dizer tendência de admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferente. É a aceitação da diferença, o respeito pela opinião diferente. Tem sido motivo de controvérsia a legitimidade de um governo em aplicar a força para impedir aquilo que ele considera como incitamento ao ódio. INTOLERÂNCIA POLÍTICA, seria o ato ou o efeito daquele que não aceita divergências no campo da política, ou seja, que não aceita opositores. Em África a intolerância tem sido muito frequente, principalmente quando a questão é religião, etnia ou política. Esta última tem sido um grande factor de desestabilização social. Em Angola as coisas não acontecem de forma diferente. Tem-se observado, em todo o país, actos graves de intolerância política que muitas vezes, acabam em violência. Em períodos eleitorais este facto tem sido ainda mais grave, pois dele pode resultar graves consequências. Enquanto prossegue o debate sobre o que fazer com a intolerância alheia, algo que frequentemente ignora-se é como reconhecer e lidar com a nossa própria intolerância Para que haja um ano eleitoral trabquilo é preciso que os protagonistas deste processo aprendam a dialogar e a respeitar-se uns aos outros. Não seria essa a altura dos actores políticos aprenderem a dialogar e tirarem proveito disso para o bem do país? Que país se espera em 2012, caso o clima de intolerância política continue? Qual deve ser o papel dos políticos, das instituições do estado e da sociedade, em geral, para acabar com esse mal?
NOTA DE IMPRENSA
A Associação OMUNGA realiza no próximo dia 15 de Março do ano em curso, o seu programa quinzenal QUINTAS DE DEBATES. O referido programa, visa proporcionar espaços de diálogo aberto, despido das cores partidárias e juntar visões diferentes sobre temas diversos ligados à política, economia e sociedade.
O programa QUINTAS DE DEBATES, acontece com as atenções viradas às eleições previstas para este ano de 2012, transparência, corrupação e boa governação em Angola.
Com o tema: INTOLERÂNCIA POLÍTICA EM ANGOLA E SUAS IMPLICACÕES, será prelector Dr. Nelson Pestana, Professor Universitário e Político. O debate vai acontecer no Hitel Luso, em Benguela, a partir das 15 horas.
Todos estão convidados a participar no dia 15 de Março de 2012, a partir das 15 horas.
LOBITO, 12 de Março de 2012
2 comentários:
grato pelo convite, mas, nem sempre há possibilidades de movimentar-se para aí, a nossa inquietação consiste no seguinte; quando teremos actividades similares na cidade capital??? um abraço e até a próxima.
A intolerancia politica é uma doença cujo os sintomas são dtetados em muitos militantes das dferentes forças politicas, daq a necessidad fervorosa d fase-los compriendr q isso so vdm biliscar o clima politico-social q se vive actualmente no pais... Qro dsd ja apelar a todos q tenhem ou fazem uso dsta pratica a dxarem de o fazer, pela conservaçao da paz bem estar e um futuro mas promisso da nossa Angola.
Enviar um comentário