26/08/2010

ANGOLA DEVE-SE POSICIONAR EM RELAÇÃO À GUINÉ EQUATORIAL

REF.ª: OM/ __ 212 __ /10
LOBITO, 26 de Agosto de 10
C/c: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Nacional – LUANDA
Exmos. Srs. Representantes em Angola dos Estados Membros da CPLP – LUANDA

Ao Exmo Sr.
Ministro das Relações Exteriores de Angola
L U A N D A
CARTA ABERTA – RELAÇÕES COM A GUINÉ EQUATORIAL
Os nossos melhores cumprimentos.
É com bastante preocupação que a Associação OMUNGA tomou conhecimento da execução de 4 militares na República da Guiné Equatorial.

Durante a última Cimeira dos Chefes de Estado da CPLP realizada recentemente em Luanda, Angola, analisou-se o pedido de adesão da Guiné Equatorial à CPLP, tendo-se ficada adiada a decisão aguardando pelo cumprimento de alguns “compromissos cumulativos”.

As constantes violações dos Direitos Humanos por parte da Guiné Equatorial representa um verdadeiro desrespeito à CPLP e a todos os seus Estados parte.

Nesta conformidade, solicitamos ao Exmo. Sr. Ministro que apresente, em nome do Estado angolano, junto do Exmo. Sr. Presidente da República da Guiné Equatorial os protestos contra a execução dos 4 militares e o flagrante desrespeito pelos Direitos Humanos naquele país.

Aproveitar a oportunidade para relembrar que a adesão daquele Estado à CPLP jamais poderá ser aceite enquanto não forem tomadas medidas concretas para o exercício plenos de todas as liberdades e garantias.

Acreditamos que tal posição deve ser apresentada também junto dos demais representantes dos Estados membros da CPLP.

Cientes de que o assunto exposto será merecedor da devida atenção do Exmo. Sr. Ministro das Relações Exteriores, aceite as nossas cordiais saudações.

José A. M. Patrocínio
Coordenador Geral

Sem comentários: