31/08/2010

POEMAS CONTRA A INDIFERENÇA

Recebemos de uma amiga e atendendo à actualidade, decidimos publicar:

Bertold Brecht
Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
...Eu não era negro
...Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso...
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis...
Mas não me importei com isso...
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados...
Mas como tenho meu emprego...
Também não me importei com isso
Agora estão a levar-me a mim
Mas já é tarde...
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Martin Niemöller, 1933
Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu,
não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista,
não me incomodei .
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico,
não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar..."

Maiakovsky
Na primeira noite eles aproximam-se... e colhem uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite já não se escondem... pisam as flores, matam nosso cão... e
não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles... entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a lua e conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.

LINK dos POEMAS:
http://swordswing.diporg.com/

Para Ouvir: cliquem no quadrado que diz In-diferença, e de seguida, para ouvirem os Poemas declamados, cliquem na seta, em Ouvir In-diferença.

Sem comentários: