19/01/2010

COMUNICADO DO MIL SOBRE CABINDA

Atendendo à importância do assunto, decidimos transcrever na íntegra o Comunicado do MIL sobre Cabinda, recebido a 19 de Janeiro de 2010 (Info MIL - info@movimentolusofono.org):

Face aos graves acontecimentos ocorridos em Cabinda, sobejamente noticiados por todos os órgãos de Comunicação Social, o MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO apela a que:

1. A FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda) cesse imediatamente as hostilidades. A violência nunca é o melhor meio para resolver uma questão política.
2. O Governo Angolano não retalie sobre a população civil de Cabinda e liberte, de imediato, as pessoas que entretanto prendeu, como, por exemplo, o economista e docente universitário Belchior Lanso.
3. Sejam, o mais brevemente possível, encetadas negociações, sob a égide da CPLP, de modo a garantir uma maior autonomia de Cabinda – seguindo, por exemplo, o modelo de autonomia regional que Portugal concedeu aos Açores e à Madeira, ou o que o Arquipélago de São Tomé e Príncipe concedeu à Ilha do Príncipe.
4. Que o resultado dessas negociações seja depois ratificado por todo o povo de Cabinda em referendo.

Para que todo o espaço lusófono seja, verdadeiramente, um espaço de Paz e de Justiça.


MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO

--
MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (www.movimentolusofono.org)
(blogue: www.mil-hafre.blogspot.com)
(facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=2391543356)

O MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO é um movimento cultural e cívico que conta já com mais de dois milhares de adesões, de todos os países da CPLP.

Se quiser aderir ao MIL, basta enviar um e-mail: adesao@movimentolusofono.org
Indicar: nome, e-mail e área de residência.

MIL-COMISSÃO EXECUTIVA:
António José Borges, Casimiro Ceivães, Eurico Ribeiro, José Pires F., Renato Epifânio (porta-voz) e Rui Martins.
MIL-CONSELHO CONSULTIVO:
Alexandre Banhos Campo (Galiza), Amândio Silva (Portugal), Amorim Pinto (Goa), Artur Alonso Novelhe (Galiza), Carlos Frederico Costa Leite (Brasil), Carlos Vargas (Portugal), Fernando Sacramento (Portugal), Francisco José Fadul (Guiné-Bissau), Jorge Ferrão (Moçambique), Jorge da Paz Rodrigues (Portugal), José António Sequeira Carvalho (Portugal), José Jorge Peralta (Brasil), José Luís Hopffer Almada (Cabo Verde), José Manuel Barbosa (Galiza), Lúcia Helena Alves de Sá (Brasil), Luís Costa (Timor), Luísa Timóteo (Malaca), Manuel Duarte de Sousa (Angola), Miguel Real (Portugal), Miriam de Sales Oliveira (Brasil), Nuno Rebocho (Portugal), Octávio dos Santos (Portugal), Paulo Daio (São Tomé e Príncipe), Paulo Pereira (Brasil) e Vitório Rosário Cardoso (Macau).

Contacto: 967044286

NIB: 0036 0324 99100004336 09
IBAN: PT50 0036 0324 9910 0004 3360 9
BIC: MPIOPTPL

Sem comentários: