21/01/2010

DEBATE - MEIOS DE COMPENSAÇÃO

Atendendo à importância do assunto decidimos divulgar o convite recebido a 21 de Janeiro de 2010 (Luis Quintas Xavier - luisquintasxavier@yahoo.com.br):

A luz da constituição da República de Angola, diz que todos os cidadãos são iguais e todos gozam dos mesmos direitos e deveres. E em nenhuma constituição no mundo, diria o contrário disso. Assim, o Estado ao reconhecer os deveres e direitos dos cidadãos, deve haver iguais oportunidades. Se da deficiência que a pessoa possui pode vir uma desvantagem, desvantagem essa que faz com que alguns deslocam-se com facilidade e outros não, a mesma desvantagem pode vir também do meio em que a pessoa está inserida (Ambiente).

É lógico que todos devem gozar os mesmos direitos e deveres, porém as desvantagens a que nos referimos resultantes da deficiência da pessoa, não podem interferir no exercício dos seus direitos, só por ter uma deficiência.

É lógico ainda que as ONG’s e Estado, devem encarar os meios de compensação no que toca a integração socioeconómica das pessoas com deficiência. É utopia falar de promoção social, quando recorremos apenas a doações, e a questão dos meios de compensação é tão importante que deve merecer a atenção na elaboração dos orçamentos. Sem eles não há pessoas com deficiência nos empregos, nas escolas, nos mercados, enfim, não há integração social e económica.
Nesta sexta-feira, mais um debate com o tema: "A importancia dos meios de compensaçao na integraçao socioeconomica das pessoas com deficiencia", será promovido pela LARDEF no Huambo, na sala de reunioes da Biblioteca S Anelmo, a partir da 9 horas, com apoio do PAANE.
A sua divulgaçao e particpaçao será muito apreciada.
A todos um grande abraço de sempre e bom trabalho.
ESTAMOS JUNTOS!

__________________________________________

CONVITE

À Todos, o Direito de Ir e Vir com Dignidade!

As Minas Anti-pessoais, os Acidentes de Viação, os Acidentes Cardiovasculares, a Poliomielite, etc, são um dos infortúnios que têm deixado milhares de cidadãos com algumas sequelas físicas graves, dentre elas, Homens, Mulheres e Crianças, com amputação e paralisação dos membros, etc.

Para compensar um dos seus membros fragilizados, é preciso que haja os meios de compensação como, (Cadeiras-de-rodas, Triciclos manuais, Muletas, Canadianas, etc.), de formas a garantir o exercício da sua cidadania com outros membros da sociedade. Porém, tem sido um dilema para a maioria das pessoas com deficiência, em conseguir um meio de compensação que possibilite a sua movimentação, indo ao encontro de outros membros da sociedade. São cada vez mais pessoas, homens, mulheres e crianças com deficiências, que ficam confinadas em suas casas, sem poderem interagir com as demais pessoas, sem frequentar uma escola por falta de uma cadeira-de-rodas, de um par de muletas, de um par de canadianas, etc e para muitas crianças, ficam fora do sistema de ensino.

Para um debate com objectivo de colhermos opiniões em prol deste assunto, no sentido de que mais actores sintam a preocupação e cima de tudo contribuir para uma politica social mais actuante, Convidamos o digno Representante a participar no debate com o tema: A Importância dos meios de Compensação, na integraçao Socioeconómica dos Cidadãos com Deficiência” a ter lugar, na Sala de Reuniões da Biblioteca Santo Anselmo, sita na Cidade Alta, por detrás da Direcção Provincial da Cultura, a partir das 09h do dia 22 de Janeiro do corrente ano.

O nosso desejo neste debate, é juntar diferentes pontos de vistas sobre o tema proposto e colhermos diferentes contribuições, de formas a encontrarmos soluções possíveis no assunto em causa, em prol daqueles que ontem perderam e se viram os seus membros fragilizados.

A Sua Presença e contribuição serão muito Apreciada.

Contamos Consigo!

Sem comentários: