29/09/2011

HABITAT Participativo 2011 ForuMMEDIA Genebra, 30 de setembro, 1° e 2 de outubro de 2011

Quarta-Feira, 28 de Setembro de 2011

Teleconferências, Passeata na Cidade, Visitas de cooperativas de habitantes, Tribunal Internacional sobre os despejos, projeções de documentos inéditos, Debates em filmagem pública, Espetáculo...

Programa

SEXTA-FEIRA 30 DE SETEMBRO


salle S050 13h – 16h, salão de conferências S160 16h – 19h na UNIMAIL, Universidade de Genebra

13h – 19 h Tribunal Internacional sobre os despejos :
Em filmagem pública, a questão das expulsões em 10 países. Depoimentos diante de especialistas em Direito à Moradia. (República Dominicana, Haiti, África do Sul, Suíça, Itália, Brasil, Rússia, Zimbabwe, Francia, United Kingdom…). Um Tribunal fictício para enunciar a verdade: o público é convidado a assistir a uma audiência de testemunhas provenientes de 10 países (Suíça inclusive). Eles apresentam fatos comprovados. Especialistas internacionalmente reconhecidos na área do Direito à Moradia em particular escutam e depois redigem suas conclusões sob forma de recomendações que serão submetidas às Nações Unidas, aos governos locais e nacionais, às organizações de habitantes, aos meios de comunicação…

Entre hoje e o dia do grande encontro por um planeta sustentável em junho de 2012, quais são as estratégias individuais e coletivas adotadas para bairros e cidades sustentáveis?

19h Videoconferência:
Trocas de experiências cidadãs à distância e projeções de vídeos inéditos.

SÁBADO 1° DE OUTUBRO
10h - 13h Passeata pacífica dos habitantes na Cidade de Genebra.
Partida: na frente dos Bains des PAQUIS. Chegada e lanche: Sob os Plátanos.

Convite à Passeata ...

Na manhã de sábado 1° de outubro de 2011, começaremos por uma caminhada na Cidade de Genebra. Passeata pacífica, familiar, dos habitantes que somos todos nós. Partiremos da beira do lago, e seremos aguardados por duas associações de habitantes com suco, maçãs e música. Passaremos por ruas transversais que nos levarão à praça das Nações, na frente da ONU, o tempo de fazer uma foto e apresentar as reivindicações:

De spejos Zero!... Pelo Direito à Moradia e à Cidade!

Por uma gobierno que integre os habitantes!

Sair da crise global e da moradia por meio de políticas públicas e participativas!

Porque a moradia não é uma mercadoria!

14h – 17h Salão municipal de Confignon
Debate …

Apresentações dos ecobairros por seus atores (Lausanne, Lyon, Tübingen) diante dos representantes eleitos envolvidos em projetos de ecobairros. Em destaque, a presença de magistrados de Genebra e Confignon.

Na tarde de sábado, iremos ao salão comunitário de Confignon em transporte público. Lá seremos esperados para um grande debate público e filmado sobre o tema do papel dos habitantes nos projetos de ecobairros.

Começaremos por escutar os representantes eleitos e magistrados que se envolveram em projetos de ecobairros (Genebra, Confignon,…). Alguns ainda estão no começo do processo; para outros, o processo está bem adiantado. Depois, serão os atores ou artesãos dos ecobairros que darão seu testemunho sobre os processos participativos que permitiram concretizar os bairros sustentáveis que eles representam (Tübingen, Lausanne, Lyon). Um intercâmbio permitirá a construção de uma reflexão sobre uma cidade que dá ao Habitante seu lugar.

16h 30 Projeções de filmes inéditos ….

Depois de um filme sobre o ecobairro de Lausanne, poderemos descobrir os casos particulares de habitantes daqui e de outros lugares que recordarão o papel do indivíduo no habitat coletivo . (Suíça, República Dominicana, Itália, África do Sul, Índia).

Tradução simultânea.
17h - 19h Grande debate em filmagem pública :
O papel dos habitantes na cidade; as coope rativas de habitantes nos ecobairros. Método de abordagem dos futuros habitantes cooperadores.
À noite, em torno de um lanche, poderemos nos encontrar perto de um stand de livros ou em uma sala de vídeo que divulga documentos inéditos sobre a Aliança Internacional dos Habitantes, mas também sobre as ações em favor do direito à Moradia em Genebra e em Roma.
18h 30 - 19h Trocas via Skype avec BABA-YAGA; cooperativa das mulheres (Paris), Jean SIRY (Auvergne), Annie POURRE (NOVOX e Droit Au Logement)…
20h - 22h Projeção de videos inéditos: Fórum Social Mundial e Asambleia Mundial de Habitantes de Dacar e ações pelo Direito à Moradia.

DOMINGO 2 DE OUTUBRO
Salão municipal de Confignon
10h Brunch Despejos Zero
10h Leituras públicas das recomendações do Tribunal Internacional sobre os Despejos
Na manhã de domingo 2 de outubro, num (com bircher de verdade!), poderemos nos encontrar para conhecer as ações que, em todo o mundo, vão marcar a campanha contra as expulsões: Despejos Zero. Encontraremos também os protagonistas do Tribunal dos DESPEJOS, que compartilharão conosco suas conclusões antes de transmiti-las à ONU.

Lançamento oficial da Campanha mundial de outubro de 2011: « Jornadas Internacionais pelo Direito ao Habitat: DESPEJOS ZERO ». Uma iniciativa da Aliança Internacional dos Habitantes.

10h Oficina:
Se você preferir, terá a possibilidade de compartilhar uma oficina de preparação do Fórum Mundial Local Social de 2012 com a FFSL (as ações serão distantes umas das outras em termos geográficos, porém interligadas graças à Internet: futuros ativistas são bem-vindos!)

14h Visitas cooperativas ...
A tarde é consagrada às cooperativas participativas de habitantes : você pode assistir a um vídeo-panorama das cooperativas do Cantão de Genebra ou (mediante reserva : bonjour@mise-a-jour.net, saída de Confignon, duração aproximada 2 horas) visitar habitações participativas do Cantão de Genebra, ou ainda compartilhar a mesa-redonda de habitantes cooperadores daqui ou de outros lugares.

14h - 16h Mesa-redonda pública das Cooperativas de Habitantes de 7 países
Habitantes em Cooperativa de todos os continentes, envolvidos na luta pelo Direito à Moradia e contra os despejos, em torno de uma mesa à qual você está convidado.

Tradução simultânea.

16h Videoconferência ...
Teremos também um intercâmbio via Skype e público coma tores do Direito à Moradia que estarão em Roma, e nós saudaremos aqueles que se preparam para o Fórum Social Local de 2012.

Projeção de seleção de vídeos inéditos:
sobre os Autoconstrutores (Roma) ; as ações da Aliança Internacional dos Habitantes (Fórum Social Mundial e Asambleia Mundial dos Habitantes 2011) ; Urgence-Loger em Genebra...

a Unione Inquilini (União de Inquilinos) e atores pelo Direito à Moradia.

Fim da transmissão com o Fórum Social Local .

20h Espetáculo musical equiliBRE / CircumTopo / …

Um espetáculo surpresa encerrará esses três dias de
_________________________________________________
foruMMedia HABITAT PARTICIPATIVO Genebra 2011.

« O HABITANTE no coração da Cidade »
Todas as oficinas, ações, conferências e debates são gratuitos e filmados pela mídia web independente. Os vídeos serão transmitidos em rede ( http://www.alachaine.ch/ e http://www.habitantes.org/ )

foruMMedia HABITAT PARTICIPATIVO

Na sexta-feira 30 de setembro
no anfiteatro S160 da UNIMAIL (Universidade de Genebra) (das 17h às 21h)

Sábado 1 e domingo 2 de outubro
salão municipal de Confignon. (das 10h às 22h)

Três dias para escolher ser HABITANTES

O programa detalhado encontra-se no endereço http://www.alachaine.ch/ e em várias línguas no endereço http://www.habitants.org/

Itinerário:
Para chegar ao salão municipal de Confignon, Chemin de Sous-le-Clos, 32: pela estrada de Chancy: 6,5 km.= 20 minutes

horários de ônibus para chegar a Confignon:
bus K, 19, 2 ou S: parada Vuillonnex
bus L: parada Confignon
Gare Cornavin-Confignon
01.10.11 part. 08:22 cheg. 08:59 duração: 0:37
Gare Cornavin-Confignon
1.10.11 part. 13:07 cheg. 13:45 duração: 0:38
Aéroport G.- Confignon
01.10.11 part. 08:21 cheg. 08:59 duração:0:38
Aéroport G.- Confignon
01.10.11 part. 13:07 cheg. 13:45 duração: 0:38
Gare Cornavin-Confignon
02.10.11 part. 08:25 cheg. 08:58 duração:0:33
Aéroport G.- Confignon
02.10.11 part. 08:21 cheg. 08:58 duração: 0:37
Aéroport G.- Confignon

02.10.11 part. 13:23 cheg. 14:00 duração:0:37

Com o apoio da cidade de Genebra, da Loterie Romande, da Cidade de Confignon, da CodHa, da Aliança Internacional dos Habitantes, das associações de habitantes de Genebra, de Coop’Tour, da Fundação para o Progresso do Homem, www.alachaine.ch, stand librairie Farhenheit 451

Organizado por PALC, pequena associação cultural de Genebra e a Aliança Internacional do Habitantes
contato durante o foruMMedia : 00(41) 77 485 46 33
nome Skype (para os intercâmbios à distância durante os debates): forumedias
informações e reservas : Association PALC Genève CH. 0041(0)22 344 73 63 bonjour@mise-a-jour.net

http://por.habitants.org/campanha_despejo_zero/jornadas_mundiais_do_habitat_2011/news/habitat_participativo_2011_forummedia_genebra_30_de_setembro_1_e_2_de_outubro_de_2011

Os(As) seguintes Tradutores(as) Voluntários(as) pelo direito à moradia sem fronteiras da AIH colaboraram com a tradução deste texto:

Maria Betânia Ferreira, Manuel Seixo

Sem comentários: