21/09/2011

NEWGRANGE (Irlanda)

Newgrange (60 km a Norte de Dublin)



Foi construído há 5.000 anos (cerca de 3200 aC), tornando-o mais velho do que Stonehenge na Inglaterra e a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto. Newgrange foi construído durante o Neolítico ou Nova Idade da Pedra por uma comunidade agrícola, que prosperou nas terras ricas do Vale do rio Boyne e está designado como Património Mundial pela UNESCO.


Além de ser um túmulo passagem é também um antigo templo, um lugar de importância, astrológico espiritual, religiosa e cerimonial, tanto quanto as catedrais dias de hoje são lugares de prestígio e de culto.

Newgrange é um monte que cobre uma área de mais de um acre, retido na base por 97 lancis, alguns dos quais são ricamente decorados com arte megalítica. Os 19 metros da longa passagem interna levam a uma câmara de cruz com um telhado em escada. A quantidade de tempo e trabalho investido na construção de Newgrange sugere uma sociedade bem organizada, com grupos especializados responsáveis por aspectos diferentes da construção.

Newgrange é parte de um complexo de monumentos construídos ao longo de uma curva do rio Boyne conhecidos coletivamente como Brú na Boinne. Os outros dois monumentos principais são Knowth (o maior) e Dowth, mas em toda a região existem tantos como 35 montes menores.

Newgrange está alinhado com o Solestício de Inverno e a sua precisão como um dispositivo de medição de tempo é notável quando se considera que ela foi construída 500 anos antes de as Grandes Pirâmides e mais de 1.000 anos antes de Stonehenge. A intenção de seus construtores, sem dúvida, foi marcar o início do novo. Além disso, pode ter servido como um poderoso símbolo da vitória da vida sobre a morte uma vez que é a altura do ano em que os dias começam a crescer, a luz começa a conquistar espaço à escuridão. (texto de Dulce Neves)

Onde os ancestrais se elevam no respeito e na tradição:
















Sem comentários: