01/09/2011

Primeiro Encontro Internacional de Artes Urbanas “OKUPAPALA”



A  OMUNGA  é  uma  associação  da  sociedade  civil  angolana  que  exerce  trabalho  no  âmbito  nacional,  desenvolvendo acções em prol e defesa dos direitos humanos e culturais. Fundada a 16 de Junho de 2005, tem a sua  sede no Lobito, na  Rua  da  Bolama,  2,  B.º  da  Luz (publicação em Diário da República em anexo). Entre algumas das acções, podemos destacar divulgação e sensibilização para vários tipos de direitos sociais e culturais, acções de formação de jovens em vários domínios, intercâmbios, conferências, etc. A OMUNGA também acessa o sistema regional e internacional de direitos humanos com vista à promoção e  proteção desses direitos  dos  cidadãos  angolanos.  A organização  possui status  de observador na Comissão  Africana de Direitos Humanos e dos Povos e actua junto a organizações da sociedade civil (OSC) locais e de  outros países no sistema ONU.
Numa parceria criada recentemente com diferentes organizações nacionais e internacionais, respectivamente, a plataforma cultural MU SEKE de Angola/Portugal, o coletivo cultural Potof Prod de França, a TintaPreta Design de Portugal, Minibus Media da Alemanha, grupo de teatro EntrouporumaPorta do Brasil, Rede Brasileira de Teatro de Rua do Rio de Janeiro e a Associação MisturaPura de Italia/Portugal, decidiram co-produzir conjuntamente o 1º Encontro Internacional de Artes e Culturas Urbanas OKUPAPALA (brincadeira) de 27  de setmebro a 3 de Outumbro de 2011, coincidente com as comemorações do centenário da cidade do Lobito, e para as quais poderá dar um excelente contributo.
Os objetivos deste projeto são o resgate e valorização de práticas culturais e artísticas angolanas, o envolvimento de populações de diferentes áreas da Província de Benguela no acesso à cultura, numa perspectiva lúdica, de consumo cultural e artístico, mas também no seu envolvimento activo na construção e consolidação de identidades socio-culturais, promovendo um desenvolvimento integrado dos indivíduos, assim como do meio onde se desenvolvem. Igualmente, queremos promover o intercâmbio de experiências e práticas de criação cultural entre vários países.
Pretendemos iniciar aqui um evento de referência que enriquece a Província de Benguela e que, porventura, crie uma base estável de trabalho que se possa desenvolver no tempo, como um processo de mostra e intercâmbio cultural e artístico que crie novas centralidades em Angola e seja foco de actividade e desenvolvimento.
,
Pela Organização:
José Patrocinio
Candida Pereira
Jesse Lufendo

Sem comentários: