09/09/2011

VOZ DA AMÉRICA DEPLORA AGRESSÃO CONTRA JORNALISTA

Comunicado da Direcção da Voz da América

A Voz da América deplora a agressão de que foi alvo um dos seus jornalistas, no sábado, quando efectuava a cobertura da manifestação pró-democracia em Luanda.
Perante a passividade de agentes em uniforme, Alexandre Neto foi agredido e parte do seu equipamento de trabalho e objectos pessoais confiscados por homens que aparentavam ser agentes à paisana.
Neto foi atingido na cabeça quando resistiu a que lhe retirassem um gravador e uma máquina fotográfica. Outros jornalistas no local, também foram impedidos de fazer o seu trabalho.
Os incidentes tiveram início quando os manifestantes pró-democracia tentaram sair do largo onde se encontravam para se dirigirem ao palácio presidencial.
Alexandre Neto conseguiu reter algumas das fotografias que tirou durante a manifestação, uma das quais mostra um manifestante com ferimentos na cabeça sofridos durante os confrontos com a polícia.
A Voz da América exorta as autoridades angolanas a respeitarem os direitos dos jornalistas e a garantirem que não são agredidos durante o exercício das suas funções.
O incidente de sábado é um de vários casos de tentativas de intimidação de jornalistas que trabalham opera a Voz da América em Angola e a segunda vez que a polícia tenta confiscar equipamento fotográfico a Alexandre Neto.
José Manuel, em Cabinda, foi recentemente ameaçado com um processo por ter noticiado confrontos entre a polícia e jovens, durante a visita de uma delegação da União Europeia a Cabinda.
Armando Chicoca, no Namibe, esteve detido 30 dias por ter noticiado o processo por assédio sexual movido contra o juíz presidente do tribunal provincial por uma empregada deste.
Armando Chicoca recorreu da condenação por difamação.
Alexandre Neto esteve detido numa esquadra da polícia em Luanda, no mês passado após ter feito a reportagem de um evento relacionado com a manifestação prevista para 3 de Setembro. Durante a detenção a polícia exigiu-lhe que entregasse as fotografias do evento.


Washington, D.C., 7 de Setembro de 2011

Sem comentários: