30/03/2010

A DEMOLIÇÃO AGORA VAI SER DO TYOVA?

VÍRGILIO TYOVA, II Secretário provincial do MPLA na Huila, sob ameaça de ser demolido pelos posicionamentos públicos contra as demolições? Se for verdade, estamos mesmo perante um processo que não quer parar.
Quem estiver interessado em receber o registo áudio das declarações do II Secretário provincial do MPLA na Huila, pode-nos solicitar através de omunga.coordenador@gmail.com, quintas.de.debate@gmail.com ou zepatrocinio.1@yahoo.com.br. Poderemos também disponibilizar a entrevista feita na altura pelo Arcebispo do Lubango.

Atendendo ao interesse do assunto, decidimos transcrever um texto cujo autor pede anonimato:

____________________________
Caros companheiros;

Depois das atitude arrogante do Sr. Isaac dos Anjos, governador da província da Huila, em demolir as casas dos cidadãos ao longo da linha férrea, para além da solidariedade local, vieram para o Lubango várias entidades ligadas ao poder, entre ministros e vices, deputados da bancada parlamentar da UNITA, Agencias das Nações Unidas, Entidades Eclesiásticas, Representantes de ONGs estrangeiras com ou sem sede em Angola, academicos e personalidades individuais. Todos, mas todos sem excepção consideraram e concluiram que foram gravemente violados os direitos humanos durante o processo de demolição e deslocação forçada das familias que viviam ao longo da linha férrea.

Acontece porém que não é assim que se pensa nas hostes do MPLA, que despachou para Huíla uma equipa de deputados da sua bancada chefiada pelo seu Vice-presidente Higino Carneiro, que concluiu que o Executivo Provincial cumpriu com a Resolução da Assembleia Nacional, só que as condiçoes criadas não foram suficientes.

No nosso entender e de outras pessoas de bom senso e amante da justiça social, por altura das demolições nada mais estava disponivel senão o espaço de terra na Chavola e algumas centenas de tendas. Só assim se justifica o apoio massivos em bens de primeira necessidade do executivo central.

Às denuncias e gritos de socorro, juntou-se a voz do cidadão e militante do MPLA Vigilio Tyova, Jurista de profissão e 2º Secretario do MPLA na Huíla. Conta-se que Vigilio e Isaac não se toleram e inclusive esta situação obrigou o primeiro a abandonar a Administração do Lubango e instalar-se na sede do partido MPLA na Huíla com sede de muita vingança contar Isaac.

Por altura das demolições Vigilio Tyova fez declarações públicas à media local e possivelmente à Voz de America, condenado a maneira como seus concidadão e compatriotas estavam a ser tratados pelo governador. Seguiu-se por via destas declarações uma série de acusaçoes mútuas com destaque para entrevista de Isacc dos Anjos a TV Zimbo onde acusa Vigilio Tyova de causador das desorganizaçoes na cidade do Lubango e imcopetente.

Comenta-se que Isaac do Anjos que comamdou pessoalmente e assistiu as demolições terá proferido contra os cidadãos expressões como, porcos, ratos, sujos, vosso lugar é na mata, num tom abusivo e sorridente exibindo um colete a prova de balas. Pelas palavras do Governador, entende-se que a Chavola, local onde foram transferidas as familias é um local imundo, logo não tem condições para albergar os nossos concidadãos.

O trabalho dos deputados da bancada do MPLA não ficou só por concluir que o executivo provincial cumpriu com a resolução da Assembleia Nacional, mas também recomendou a vinda da Comissão de Auditoria e Disciplina do Comité Central do MPLA, para ouvir Vigilio Tyova e posterior tomada de medidas disciplinares, por alegadamente ter infringido a disciplina partidaria.

Por esta altura a Comissão de Auditoria e Disciplina já deve ter chegado ao Lubango, uma vez que a previsão de chegada estava para Segunda- Feira 29 de Março.

Comenta-se de que Vigilio Tchova terá desabafado no circulo de seus amigos dizendo que sejam quais forem as medidas a serem tomadas para casa não vou, sou professor universitario.

Este mais um episódio que representa a ressaca das demolições na cidade do Lubango e os desentendimentos dentro do Partido que governa. A verdade é que ao concretizar-se a queda do nº 2 do MPLA na Huíla, será a próxima demolição antes de Quipungo, Matala, Jamba e Kuvango.

Voltaremos com mais noticias.

Obs: Autor propositadamente não identificado.

Sem comentários: