04/03/2010

SOLIDARIEDADE COM OS DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM CABINDA

Está na província de Benguela, desde 03 de Fevereiro, o activista cívico de Cabinda, Marcos Mavungo, a convite da OMUNGA.
A visita enquadra-se no amplo movimento de solidariedade por parte da sociedade civil em relação aos defensores de direitos humanos em Cabinda.

De acordo a informações postas a circular, damos conta de uma onda de repressão contra os defensores de direitos humanos após o ataque militar contra o autocarro que transportava a equipa de futebol do Togo que viria a Cabinda participar no Campeonato Africano das Nações (CAN2010).

Entre a onda de repressão, realçamos a detenção de defensores de direitos humanos dos quais destacamos os Srs. Pe. Raul Tati, Dr. Belchior Lanzo Tati e Dr. Francisco Luemba.

De acordo ainda às informações, o Pe. Raúl Tati encontra-se com situação de saúde preocupante.

Durante a estadia do activista cívico Marco Mavungo, este pôde visitar a comunidade que vive no recinto abandonado da feira do Lobito, na tarde de 02 de Fevereiro. Lembramos que esta comunidade vive em condições desumanas e vive a ameaça de desalojamento forçado. No local apercebeu-se da real situação daquela população e trocar ideias com membros da comissão de moradores.

Ainda nessa tarde, participou no programa radiofónico CONTRAPONTO, dirigido pelo jornalista António Capalandanda, com o apoio da OMUNGA e financiado pelo PAANE. Teve a oportunidade de apresentar um retrato sobre a actual situação em Cabinda em relação a Direitos Humanos.

Já na tarde de 04 de Fevereiro, orientou o QUINTAS DE DEBATE onde abordou "A SITUAÇÃO DE CABINDA EM RELAÇÃO À SITUAÇÃO DOS DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS".

Sem comentários: