25/03/2010

FILOMENO VIEIRA LOPES ENVIA MAIL A BORNITO DE SOUSA


Caro Ministro da Administração do Território ,
Caro amigo Bornito de Sousa,

Como sabe está a ser preparada uma manifestação de protesto (marcha) contra as demolições. É um protesto normal numa sociedade democrática. As pessoas têm o direito de se solidarizar partindo dos seus pontos de vista de encarar a sociedade. O Governador, como sabe, opôs-se a manifestação em termos considerados não concordantes com a Lei e muito menos com a Constituição. Várias vezes isto ocorreu em Luanda e o Governo Provincial perdeu, como sabe, a causa em Tribunal.

Fica, no caso vertente, o registo particular de se ter recorrido à lei do estado de sítio para fundamentar a recusa.

O movimento contra as demolições manteve a sua posição. O Governo parece inflexivel, o Comandante da Policia já disse que pode recorrer a força como o fez em 1993 em Cabinda, onde estudantes licenciados recém regressados foram seriamente molestados, quando faziam um acto público no cimema Chiloango (um sítio delimitado, para o qual nem sequer é necessário comunicar)

Gostaria, Senhor Ministro, de não ver o Seu nome associado a repressão que ao certo as autoridades preparam realizar como forma de, mais uma vez, desencorajar todos aqueles que pretendam manifestar-se em Angola. Há notícias de que a partir do final da tarde de hoje já há policias vigiando o local de partida da marcha.

Eu vou estar presente em Benguela, assim como outras personalidades da sociedade politica e civil não residentes naquela cidade que se querem associar a este acto de solidariedade.

Gostaria, Sr Ministro, que usasse a sua influência, na qualidade de supervisor dos Governos Provinciais, no sentido de ao invês das autoridades fazerem uso da repressão, protegeram os manifestantes de eventuais provocadores. A essência da manifestação é pacífica, quanto o é o sentimento de solidariedade. A África está cheia de intolerância (vêm-nos à memoria os recentes acontecimentos na Guiné Conacri) e esta só tem acarretado atraso, temor e subdesenvolvimento.
Aceite, o sentido da minha amizade e consideração,
Luanda, 24 de Março de 2010

Filomeno Vieira Lopes
923303734

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande FVL, acertou na mosca. Cada vez sinto mais orgulho de vocês, pensava que estamos perdidos mas ainda existem muitos angolanos corajosos que não se calam, se estivesse em Benguela marcharia convosco, estando em Luanda resta-me manifestar a minha solidariedade.

Uma sugestão: criem contas no Facebook e Twitter da Omunga, são um bom veículo de passagem de mensagens.

Paz.

Anónimo disse...

Lamento a qualidade de vida dos angolanos, especialmente a dos benguelenses. Manuel Francisco foi exonerado perto de 2 meses por ter demulido casas na Graça, afinal o processo continua?

Se impediram a marcha, como ficou a demolição meu Deus?