26/03/2010

MENSAGEM DA SOS HABITAT

MENSAGEM da SOS Habitat e do Coordenador da sua Direcção

Saudações a todas e todos.

A SOS Habitat é uma associação constituída por vitimas de demolições efectuadas em Luanda no Município da Samba. Depois dedicou-se a acções de apoio a vitimas de outros bairros demolidos e ou ameaçados de demolições.

A SOS Habitat tem vindo, há muito, a denunciar casos de violações dos direitos humanos tanto em Angola como junto da comunidade internacional.

Outras vozes juntaram-se ao movimento de promoção e protecção dos direitos humanos em Angola, relacionados com o direito a uma habitação condigna e o direito de não ser desalojado à força sem que quem o faça não garanta realojamento condigno, como a OMUNGA com que estamos hoje aqui no Lobito. e que também se tem batido por esses direitos.

No entanto, manifestando total desprezo para com as gentes mais humildes e excluídas da nossa sociedade, a quem o Governo tem deserdado do seu desenvolvimento, as vitimas de desalojamento forçado, têm sido de forma suplementar ofendidas com a impunidade daqueles que ordenam e executam as violações dos direitos humanos que os tem vitimado.

É necessário e urgente que o movimento de defesa dos direitos humanos relacionados com a habitação e aterra cresça mais e aponte os principais responsáveis deste estado das coisas.

É necessário que se promovam investigações no âmbito de processos judiciais para que, sejam eles quem forem, se apure a responsabilidade daqueles que têm ordenado, executado e gerado rendimentos por via da expulsão das cidadãs e cidadãos dos seus sítios.

NÃO QUEREMOS UM “DESENVOLVIMENTO” SEPARATISTA, BASEADO NA EXCLUSÃO SOCIAL DOS MAIS HUMILDES, MENOS INSTRUÍDOS E MENOS OCIDENTALIZADOS CULTURALMENTE, ATÉ AGORA, MARGINALIZADOS POR ESSE PROCESSO, QUE SÓ OS ACOLHE COMO SERVENTES E COMO ELEITORES – POR CONVENIÊNCIA POLÍTICA DUMA FARSA DA “DEMOCRACIA”.

SISTEMATICAMENTE TÊM SIDO ESCORRAÇADOS DOS SEUS SÍTIOS HABITUAIS DE VIDA, CARREGADOS E DESPEJADOS À FORÇA EM DEPÓSITOS DE POBREZA E ATRASO EM NOME DUM “DESENVOLVIMENTO” EM CUJA CONCEPÇÃO E RENDIMENTOS NÃO PARTICIPAM.

NÃO PODE CONTINUAR A SER INSTALADO NA NOSSA TERRA UM REGIME ENDOCOLONIALISTA.

-Exigimos o fim do desenvolvimento separado que vem sendo promovido pelo Governo
-Exigimos o fim da impunidade com que são protegidos violadores dos direitos humanos
-EXIGIMOS DIGNIDADE PARA TODAS AS ANGOLANAS E ANGOLANOS.

Luiz Araujo*
Coordenador da Direcção
SOS Habitat

* No exílio por razões de segurança desde Julho de 2009 . Após ter denunciado a demolição dos bairros Iraque e Bagdade em Luanda, foi alvo duma tentativa de atentado formalmente participado à policia nacional. Quem estava a a perpetrar esse atentado criminoso continua à solta.

Sem comentários: