26/03/2010

NÃO PARTAM A MINHA CASA na Esquerda.net

Polícia angolana impede manifestação
26 - Março - 2010
Dispositivo policial impede marcha em protesto contra demolições e desalojamentos em massa. Activistas optam por adiamento, para não porem vidas em perigo.

A Policia de Intervenção Rápida de Angola impediu a realização na cidade de Lobito, Benguela, de um protesto contra as demolições em massa de casas e o despejo forçado de milhares de pessoas. A marcha "Não partam a minha casa" fora convocada pela associação Omunga e era apoiada por muitas outras organizações.

“No largo Monumental”, relata o site da SOS – Habitat, os activistas “verificaram que estava fortemente guarnecido por efectivos da Policia de Intervenção Rápida (PIR) colocados nos quatro cantos do largo, distribuídos em grupos de três agentes. No centro do referido largo estavam três carros da PIR com agentes fortemente armados. Um dos carros tinha câmaras de filmar por cima da tejadilho.”

Os activistas viram também “duas carrinhas da Policia Nacional rondar o local com sirenes ligadas. Outros efectivos da Policia Anti Distúrbio rondavam o centro da cidade usando uma viatura, 'civil' Toyota Rav4.”

O mesmo cenário repetia-se noutros locais.

O Coordenador da OMUNGA, Zé Patrocínio, foi desencorajado pelo governador de Benguela, com quem se encontrou, a realizar a marcha, frisando que não se responsabilizaria pelas consequências.

Os activistas, diante do aparato repressivo montado, e para não porem em perigo vidas, “optaram por uma postura fundada na prudência e adiaram a manifestação.” “Terminou assim, em Angola, mais uma tentativa de cidadãs e cidadãos angolanos se exprimirem livremente”, conclui a SOS – Habitat, acrescentando: “Mais essa resposta musculada dos dirigentes do regime em vigor conduzido por José Eduardo dos Santos que, no entanto, dizem que é o dum Estado de direito e uma democracia revela bem o regime de ditadura que efectivamente vigora em Angola.”

Sem comentários: