22/03/2010

SOLIDARIEDADE VEM DE CABINDA

Cabinda, aos 21 de Março de 2010


Senhor José António Martins Patrocínio
Coordenador da Omungaa
BENGUELA

Digníssimo Amigo,

Fiquei profundamente amargurado pela carta do Governo Provincial de Benguela que proibe a marcha prevista para o dia 25 do corrente. Ao pretender proibir uma manifestação a favor dos Sem-Casa, o despotismo ainda reinante em Angola surge uma vez mais como arma destruidora do que resta de personalidade nacional dos pobres.

Aprecio vivamente o compromisso da Omunga, que faz tudo para defender e socorrer os Sem-Abrigo. Se a luta por uma nova Lei de Terras não encontra justificação junto da classe política dominante, esta tem o seu justo valor na medida em que ela ajuda as populações desalojadas a conservar a sua personalidade nacional, através duma corrente de solidariedade e advocacia. Assim, até que operam mudanças na Lei de Terras, aceitemos todos morrer um pouco ou totalmente, e a Justiça e a Dignidade em Angola não serão mais palavras vãs. Pelo que saúdo a decisão de persistir na marcha contra demolições e desalojamentos forçados, conforme previsto.

Como penhor de afecto, aqui fica a minha mais sentida expressão de solidariedade para com o povo de Benguela, em especial as vítimas das demolições forçadas. Faço votos para que haja um diálogo sério entre todos os actores sociais, e com as vítimas da actual Lei de Terras, afim de que Angola reencontre a possibilidade de um futuro aberto, cheio de Justiça e Dignidade.

Digne-se, Senhor Coordenador, de receber a expressão dos meus melhores sentimentos.


José Marcos Mavungo
Activista Cívico dos Direitos Humanos

email: jomavungo@yahoo.com.br

Sem comentários: