22/06/2010

A ASSOCIAÇÃO DOS ORIGINÁRIOS E DESCENDENTES DE ZOMBO (Akwa Zombo-AKZ) ESCREVE A ISAÍAS SAMAKUVA

Luanda, 6 de Junho de 2010


A
Sua Excelência
Senhor Isaías Samakuva
Presidente da UNITA
Luanda


Associação dos Originários e Descendentes de Zombo (Akwa Zombo-AKZ)
Mpangala Zombo
Municipio de Makela do Zombo
Makela do Zombo
Uige

Assunto: Memorando da UNITA sobre a Gestão Sustentável de Luanda

Temos a honra de informar o Senhor Presidente da UNITA que nós, os Originários e Descendentes das Comunidades e Territórios dos Zombo, constituímos no dia 10 de Julho de 2009, na cidade de Makela do Zombo, uma Associação denominada “Akwa Zombo – Associação dos Originários e Descendentes de Zombo”.

A Associação Akwa Zombo tem por objecto a promoção da solidariedade social e cultural dos Associados, e o desenvolvimento económico, social e cultural de todos os Territórios e Comunidades dos Zombo, situados entre a latitude 6º3’51”S, longitude 15º6’18’’E, e latitude 8º28’0’’S, longitude 13º20’60’’E; correspondentes aos territórios desde Mbanza Ngungu (na República Democrática do Congo), no Norte, e até Dande na província do Uige, ao Sul, sendo o rio Dande (Danje) a sua fronteira natural.

A nossa Associação já tinha iniciado desde Junho de 2009 um trabalho de identificação e de cartografia das comunidades dos Zombo com base nas suas linhagens.

E assim que já foram identificados e localizados os vários clãs e respectivos territórios que outrora faziam parte do antigo Reino do Zombo, na sua extensão que hoje faz parte da República de Angola.

Trata-se dos seguintes Clãs: Nsafiti, Na Kongo Ndombele, Mfutila na Wembo, Na Tana, Na Mbuela, Nsengi a Mvemba, Mfuti N´Laza, N´Laza, Mbuzu N´Laza, Nkosi Mbakala, Nanga, Muanza Nanga Mata Ma Nanga, Mvemba, Nkenge Lau, Kuzi, Na Ntengo, Na Nzau, Na N’zinga, Kinzinga, Na Mpanzu, Ndundu Mbisi, Nkambamba ye Ndumbu, Na Madungu, N’Sunda a Mvemba, Ngudi Nkama Sengele, Nsinga Wungudi, Yimfumueto, Nsona Mvemba, Na Nzau ye Mavanga, Kimianga, Nlongi Mbala Lussunzi, Mfuamba, Kimpemba, Mbau, etc.

Os Originários e Descendentes dos Clãs acima referidos habitam os territórios seguintes: Nsoso, Kivala, Mpapala, Kimbangu, Zunzu, Muingilu Nsi, Mbongi, Ngandu Kiluketo, Vuanga, Kinsungamene, Nsengi, Zongo, Tuku die Maza, Ndanda-Kisasa, Tadi, Wembo Mfutila, Kilozi, Tombe, Nkombo, Kisemo, Kinkele, Mbanza Kiwembo, Kembelo, Ngandu, Kilozi, Kivanga, Kisisa, Kitandu, Kinkambani, Kisengele, Lembe, Tanda Luidi, Kinsala, Mongo Kintungu, Kivemba, Kintoto, Kinkonzo, Vinda, Mpalavala, Mbanza Zombo, Mbanza Luidi, Mbanza Mpambu, Kinkaka, Kinzau, Zulu Mongo, Kiyala Basa, Yangila e Nkondo; e de Nkondo até Mafuangi, de Makela do Zombo até Kinzambi, de Masseke até Kimbata, de Makela do Zombo até Béu, de Béu até Kuilu Mfuta, de Béu até Sangandika, e de Wembo Makela até Nzadi.

Os referidos territórios, para além dos respectivos Ma Zumbu, situam-se ao longo das vias seguintes: (1) Lula lo Kongo, (2) Lula lo Ndamba, (3) Lula lo Nsoso, (4) Lula lo Béu, (5) Lula lo Mbuzu N´Laza.

Durante os longos anos de ocupação colonial e de conflitos armados, muitos Ma Zumbu foram compulsivamente abandonados e as aldeias destruídas. As populações foram evacuadas e deixadas ao abandono. Milhares de pessoas foram obrigadas a refugiar-se nos países vizinhos ou a fixar residência em Luanda.

Com a Independência nacional e o advento da Paz, muitos dos Originários e Descendentes dos Territórios e Povo Zombo, pretendem legitimamente regressar às suas terras ancestrais e participar nas actividades de desenvolvimento.

É neste contexto que a Associação Akwa Zombo vem com a presente para manifestar o seu total apoio ao Memorando da UNITA que contém recomendações que militam a favor do repovoamento e desenvolvimento de nosso pais, em particular as relacionadas com a Instituição do Fundo de Repovoamento e Reordenamento, e a Instituição de uma Agencia Nacional de Regulamento e Garantia.

Com efeito, pensamos que a Instituição do Fundo de Repovoamento e Reordenamento do Território é uma medida muito importante não só para descongestionar Luanda, mas também para facilitar o regresso das populações às suas áreas de origem.

Da mesma forma, a Instituição de uma Agencia Nacional de Regulamentação e Garantia do Financiamento pode desempenhar um papel determinante no melhoramento da Governação no nosso país.

Pensamos que esta Agencia não deve se limitar à mitigação de riscos dos agentes promotores e financiadores públicos e privados do sector habitacional. Ela deve contemplar todos os financiamentos e em todos os sectores da Vida económica e social do nosso pais. Ela deve incluir ainda outras matérias tais como a Auditoria e Revisão de Contas do Estado e das empresas Públicas, a prevenção de crimes económicos e outros actos que atentam contra a soberania nacional e contra os interesses do Povo Angolano, constituindo assim um Órgão Auxiliar da Assembleia Nacional no exercício de funções de Controlo e Fiscalização previstas no Artigo 162 da Constituição. Gostaríamos de sugerir que estas duas propostas fossem debatidas no Parlamento.

O Memorando ora apresentado, é uma prova inequívoca da Visão Politica da UNITA, como Partido da Oposição, que se situa numa Prospectiva Estratégica que transcende o Quadro da Oposição Politica para se inscrever na Lógica dos Esforços do Governo em fazer face aos Grandes Desafios do nosso pais. Os proveitos esperados não serão nem da Oposição nem tão pouco do Governo, mas sim de Angola e do Povo Angolano.
Portanto, todos nós seremos os beneficiários.

Queira aceitar, Excelência, os nossos Parabéns!

Gratos pela atenção que for dispensada ao assunto, subscrevemo-nos respeitosamente e com Alta Consideração.



O Representante




Prof. Dr.Oec. Ngingilu J. Daves
Tel 921653877; 914594977.
Email: João_daves@yahoo.fr
Skype: joaodaves260

Sem comentários: