26/06/2010

SAÚDE: O QUE ESTÁ A ACONTECER NO UÍGE?

COMUNICADO
INDÍCIOS DE GRAVE SITUAÇÃO SANITÁRIA NO UIGE


A associação OMUNGA teve acesso a informação preocupante sobre a situação sanitária na província do Uige que está a provocar a mortalidade de crianças da regedoria da Kicumba - Lemboa - Damba.
.
De acordo à informação, esteve no local uma equipa médica, não confirmando se da estrutura local ou central do Ministério da Saúde e que simplesmente evacuou os doentes. As informações apontam para o alastramento da estranha doença para outras localidades.

Segundo os apelos recebidos, apontam para a necessidade urgente de intervenção, considerando ainda a distância que estas localidades ficam dos centros de saúde mais próximos (apontam mais de 30 Km).

Nesta conformidade, tomando em conta que não se tem acesso a qualquer informação através da mídia, e atendendo à possivel gravidade da situação, dirigimos uma carta ao Ministro da saúde com o propósito de nos informarmos sobre a realidade, incluindo o pedido do relatório que possivelmente a equipa média elaborou após a sua visita ao local.

Não havendo qualquer interesse de se vir a considerar que o Ministério da Saúde esteja prepositadamente a esconder informação sobre a realidade, a OMUNGA vem por este meio solicitar aos órgãos de comunicação social que ajudem a esclarecer a veracidade e permitam a todos os cidadãos o acesso à informação e facilitem a intervenção rápida para pôr cobro à mesma.



LOBITO, 26 de Junho de 2010

José António Martins Patrocínio

Coordenador

Sem comentários: